quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mudança em rede

Visto que todos os movimentos de mudança devem ser impulsionados de alguma forma, temos consciência que mudar é preciso, mesmo reconhecendo barreiras e dificuldades no decorrer do processo. Atualmente, empresas tradicionais estão aprendendo a quebrar paradigmas e aumentar a velocidade de suas mudanças. Como poderíamos imaginar que a velocidade do processo de comunicação e interação entre empresas e seus clientes chegaria a níveis instantâneos?
Muitas empresas com visões bem estabelecidas, baseadas em experiências ou percepções, recebem feedback diário que coloca todo seu direcionamento em julgamento. Afinal como avaliar se sua rede está aceitando as mudanças ou o processo de comunicação que você propõe? 
O princípio de qualquer rede social é a facilidade de agrupar pessoas com algum tipo de interesse em comum. Com um ambiente propício que pode ser tecnológico, físico ou de qualquer outra espécie, a troca de informações entre essas pessoas se transforma em um processo contínuo. Tal processo pode ser iniciado e concluído diversas vezes com interação de algumas partes ou de todos do grupo. O trabalho de mapeamento dessas informações pode render um universo de caminhos e possibilidades. Nesse ponto é importante identificar alguns papéis de cada participante desse processo. 
Identificar papéis, monitorar reações e avaliar qual a percepção das mensagens dentro de um determinado publico alvo é um processo que deve ser individualizado e personalizado para cada empresa. Mudança é uma certeza e comunicar é um caminho contínuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário