quarta-feira, 25 de maio de 2011

Gestão de Projetos

Ser gestor de projetos deveria ser definido como uma arte de equilibrar e alinhar expectativas diversas. Mesmo com um objetivo claro para todos os envolvidos, as expectativas de cada um podem ter grande variação que voam bem mais alto do que custo x prazo.
Em um simples projeto as expectativas podem variar entre qualidade, satisfação do cliente, escopo absorvido, entregas realizadas e todas essas expectativas podem ser variáveis. Como diz um colega, o que é qualidade para um, pode não ser para outro.
No início de um projeto uma pergunta deveria ser padrão: O que é qualidade em um projeto? Percebi que existe uma grande distância entre as respostas. Alguns dizem que qualidade é entregar tudo no prazo, outros que é receber algo a mais do que foi contratado e ainda temos quem não sabe definir.
A questão da qualidade é altamente envolvida com a percepção de cada um. Precisamos entender antes de dar qualquer passo qual o real objetivo dos envolvidos em um projeto. Pode ser uma promoção, uma visibilidade maior na empresa ou, como deveria ser, mapear um determinando problema, implantando uma solução.
Na minha última experiência profissional um colega de trabalho comentou, na ida para um cliente, que nosso papel era igual aos tratadores de animais em um zoológico. Cada projeto é uma jaula e devemos saber como alimenta-los, diariamente, antes da visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário